O HMB (β-hidroxi-β-metil-butirato) é um produto do metabolismo do aminoácido L-leucina. Cerca de 5% de toda leucina oxidada no corpo humano é convertida a HMB.
... PARA QUE SERVE?
Seu efeito proposto é a inibição do catabolismo e leve aumento da síntese proteica, o qual proporciona aumento da massa muscular.
O HMB atua por três principais mecanismos:
Em momentos que há grande necessidade de colesterol (componente da membrana das células), como no caso da hipertrofia, o HMB pode fornecer a quantidade necessária de colesterol para reparação e crescimento da membrana celular durante os períodos de estresse muscular aumentado. Além disso, o HMB estimula a síntese proteica pela mesma via da leucina e é capaz de inativar a expressão do gene de um dos sistemas do nosso corpo responsável pela degradação muscular. Em indivíduos treinados, a suplementação de HMB apresenta resultados controversos aos observados em indivíduos iniciantes de treinamento de força, sendo mais efetivos nesses últimos.
QUAIS SÃO OS TIPOS?
O HMB é encontrado em cápsulas.
COMO USAR?
A grande maioria dos estudos tem empregado 3g por dia, divididos em 3 doses de 1g, de HMB embasados nas evidências de que essa dose produz bons resultados.
EXISTEM EFEITOS COLATERAIS?
Nas doses preconizadas na literatura, a suplementação com HMB não trouxe nenhum efeito colateral aparente.
Texto elaborado pela equipe de Nutrição da SNC – Salvador: Bruno Dias da Costa, Clarice Silva Ribeiro, Evelyn van der Broocke Mello Pompeu, Fernanda Rodrigues Valverde de Morais, Mariana Brandão de Andrade e Thaissa Pinto Seixas Lopes, após a pesquisa de diversos artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário